top of page
transparente Sonnenschein-01.png
DSC_0284.JPG

História

transparente Sonnenschein-01.png

A dança como meio de

preservação da cultura

 

“Somente é feliz o povo que sabe perpetuar na posteridade os usos e costumes de seus antepassados”. A frase da professora Soleni Peres Heiden está fixada no histórico do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, como um simbólico argumento para a fundação do Grupo em 1983.

A história do Sonnenschein tem uma profunda ligação com Organização Lourenciana de Ação Comunitária (Olac), um grupo de pessoas empenhadas em realizar uma assistência social participativa. No ano do centenário da emancipação política de São Lourenço, era organizado um evento que pudesse congregar toda a população do Município e ainda despertar o interesse dos municípios vizinhos no 1º Festival do Folclore Teuto e Gaúcho. Por toda sua história ligada a cultura alemã e pomerana, o evento lourenciano não poderia ficar sem uma marcante atração, mas não faria sentido convidar um grupo de fora para isso. Foi assim que a professora Soleni debruçou-se a esta tarefa. Procurou despertar nos jovens e crianças de São Lourenço do Sul o amor às tradições, o orgulho de sua origem, o sentimento de pertencimento a história do município. E assim, fundou-se em 25 de agosto de 1983 o Sonnenschein, que fez sua primeira apresentação com seis pares no Festival que comemorou o centenário lourenciano. “Nas várias formas de amor, a dança, com sua leveza, foi a forma escolhida pelos componentes pomeranos, que comprova que o que vale é amar. Quando se ama o universo, abraça a obra do homem e lhes dá a sua bênção, construindo entre os obreiros laços invisíveis de  amizade,  respeito,  união,  perseverança,  solidariedade, lealdade”, reflete Soleni Heiden, ao relembrar a história do Sonnenschein e da Südoktoberfest.

A escolha do nome

São Lourenço do Sul é banhada pela Laguna dos Patos, a maior lagoa das Américas e uma das maiores do mundo.

A cidade tem belas praias iluminadas pelo sol e, por estas características, o nome Sonnenschein foi escolhido como uma homenagem ao Município, já que traduzido para o português, significa “raio de sol”, “brilho de sol”, “luz do sol”. Inicialmente, apenas a categoria adulta tinha este nome  que foi unificado a todas as categorias.

Outra características são as cores do Sonnenschein, azul e vermelho, que também homenageiam o Município, pois são suas cores oficiais.

DSC_0121.jpg
historia sonnen 4.jpg
sudo_1992_03.jpg
IMG_20180823_195526151_LL.jpg

O grupo atualmente

Ao completar 36 anos de atividades em 2019, o Sonnenschein tornou-se referência no Brasil, tanto no aspecto da dança alemã, como também na preservação da cultura. São cerca de 200 integrantes, divididos nas categorias Pré-mirim, Mirim, Infantil, Infanto-juvenil, Adulta, Livre e Feminina, que desenvolvem um trabalho que reúne também familiares e amigos, além de toda a comunidade em seus eventos. O Grupo é atualmente o segundo maior do Brasil. Em 2017 o Sonnenschein voltou a sua antiga casa, a Associação Cultural Sete de Setembro, onde iniciou suas atividades e onde foram realizadas as primeiras edições da Südoktoberfest. Assembleia aprovou a fusão das duas entidades e, desta forma, a Associação volta a sediar as atividades do Sonnenschein.

DSC_0180.JPG
DSC_0202.JPG

Curiosidades

- A categoria Adulta do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein tem o traje mais antigo em uso entre todos os grupos do Brasil. O traje tem mais de 30 anos, ainda impecavelmente preservado para embelezar as apresentações e mostrar as vestes típicas de da antiga Alemanha.

- O Sonnenschein é o único grupo do Brasil a manter por 35 anos uma categoria adulta com atividades ininterruptas.

- O Sonnenschein é o único grupo de danças folclóricas do Brasil a realizar uma Oktoberfest. Trata-se da Südoktoberfest que em 2019 chega a sua 32º edição.

IMG_20180823_184332228_LL.jpg
bottom of page