top of page

Südoktoberfest

transparente Sonnenschein-01.png

A grande celebração germânica

 

Com trabalho consolidado e em desenvolvimento, no ano de 1988, os jovens integrantes do Grupo de Danças Folclóricas alemãs Sonnenschein, junto da professora Soleni Heiden, decidiram ampliar a preservação da cultura alemã-pomerana, feita até então através da dança. Nasceu assim, a Südoktoberfest, a festa da alegria, da cultura, que tornou-se referência como a maior festa germânica da região Sul do Estado com o passar dos anos.

O crescimento da “Festa de Outubro no Sul” exigiu decisões corajosas dos integrantes do Sonnenschein. Em sua quarta edição, pela necessidade de ampliar a estrutura, a festa deixou a Sociedade Recreativa Sete de Setembro e foi ao parque do Ginásio Municipal de Esportes que, anos depois, recebeu também a sede do Sonnenschein e uma estrutura completa para a Oktoberfest do Sul. Foi lá, que no início da década de 90, a Südoktoberfest teve um de seus grandes desafios: um temporal que destruiu o parque da festa. A força de integrantes e voluntários e o desejo de festejar da comunidade fizeram daquela, uma edição de enorme sucesso, horas depois do temporal.

Em 2010 a festa foi novamente repensada, passando a ser realizada no Galpão Crioulo do Camping Municipal, um espaço ainda mais amplo e bem estruturado. Mas em 2015, uma cheia no Rio São Lourenço começou a dificultar o acesso ainda na noite do sábado, resultando na interdição no domingo, com a festa em andamento. Foi quando o Sonnenschein teve a certeza do carinho da comunidade pela Südoktoberfest. Organização e público, juntos, transferiram a festa para o Esporte Clube São Lourenço e horas depois, seguia a alegria em novo local.

Em 2016, o Esporte Clube São Lourenço, no coração da cidade, tornou-se oficialmente a nova casa da Südoktoberfest, que em 2019 chega aos 32 anos e terá uma edição especial, com ampliação de estrutura para receber bem o público nos dias 10, 11, 12 e 13 de outubro.

Voluntariado

Além do trabalho dos integrantes do Sonnenschein, toda a estrutura, a organização e a realização da festa recebe apoio dos pais, amigos, familiares e ex-integrantes, um voluntariado que reúne aproximadamente 300 pessoas que fazem a festa acontecer.

No ano de 2009 criou-se a comissão organizadora da Südoktoberfest, formada não mais apenas por integrantes do Sonnenschein, mas reaproximando ex-integrantes, amigos e pais, formando um grupo experiente, trabalhador, com ideias diferentes e empenhado em realizar uma festa cada vez melhor para todos.

DSC_0442.JPG

A festa da alegria

Em mais de 30 anos, a Südoktoberfest consagrou-se não apenas como a maior e mais longeva festa germânica da região Sul, mas por manter suas características originais de preservação e difusão da cultura e dos costumes dos imigrantes.

Para isso, a festa tem muitos bailes com chopp e muita comida típica em jantar e café colonial, além da praça de alimentação onde o rivelsback (bolinho de batata) é o petisco mais procurado. Jogos germânicos, apresentações de danças e canto coral completam a programação que ainda distribuiu a alegria da festa alemã pelas ruas da cidade com o desfile temático. Além disso, a Südoktoberfest tem concurso das cortes adulta e mirim, concurso de chopp a metro e muitas outras atrações, como por exemplo, o encontro nacional de jogadores de schafskopf (jogo de cartas típico dos imigrantes).

Grigoletti_Fotografia_30º_Sudoktoberfest
DSC_0380.jpg

Walter e Wilma distribuem alegria

Quando a Südoktoberfest chegou a sua quinta edição, em 1992, nasceu Walter o simpático ganso que logo ganhou o coração do público. O mascote da festa é uma homenagem ao peito de ganso defumado (spickbost), uma dos mais peculiares e procurados pratos do café colonial da Südoktoberfest.

O petisco é muito tradicional na cultura pomerana, porém tem em São Lourenço do Sul um de seus últimos refúgios de preservação em todo o mundo, o que também justifica a escolha de um ganso como mascote do evento. Desde sua criação, o alegre ganso ganhou a simpatia do público. Seu nome foi escolhido em promoção realizada juntos às escolas lourencianas e é também uma homenagem aos imigrantes, já que Walter era bastante comum na cultura local.

Os anos foram passando e a expectativa para que o mascote ganhasse uma namorada só aumentava. Foi em 2012, quando a Südoktoberfest comemorava seus 25 anos que Walter finalmente apresentou ao público sua namorada. E mais uma vez, foi o público quem escolheu o nome para a gansa, então batizada de Wilma.

A Maior Polonaise do Mundo

A 31ª Südoktoberfest, realizada em 2018, entrou para história, fazendo a Maior Polonaise do Mundo. O recorde foi batido na tarde da sexta-feira (12 de outubro), quando 402 pares quebraram o recorde, dançando por uma hora.

A iniciativa contou com a participação de pessoas das mais diversas idades, que atenderam ao chamamento e fizeram uma dança não apenas enorme, mas muito alegre, com a participação também de Walter e Wilma, os mascotes da Südoktoberfest.

O recorde da Maior Polonaise do Mundo anterior era de 2015 da cidade de Wieliczka, na Polônia, com 165 pares. Este é o recorde que a Südoktoberfest bateu, mais do que o dobro do que seria necessário, com objetivo não apenas de valorizar a cultura germânica, mas também incentivar a participação popular e tornar São Lourenço do Sul mundialmente reconhecida com um recorde.

A organização encaminhou toda documentação e imagens que registraram o recorde, o que gera agora expectativa pelo reconhecimento Guinness World Records, o livro dos recordes.

DSC_0139.JPG

Curiosidades

- A Südoktoberfest é a festa do gênero no Brasil onde mais se consome choop em média per capita com um litro por visitante.

- A Südoktoberfest é a única festa do gênero que oferece exclusivamente chopp artesanal

- O spickbost (peito de ganso defumado), que é servido no café colonial da Südoktoberfest e inspirou a criação dos mascotes Walter e Wilma tem um de seus últimos refúgios de preservação no mundo em São Lourenço do Sul. 

DSC_0914.JPG

Acesse o site da Südoktoberfest aqui

bottom of page